joseeditisesebastiao

O livro “Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro” de Durval Muniz Albuquerque Jr. discute a xenofobia, que significa medo ou aversão ao estrangeiro, derivada das palavras gregas xénos (estranho, estrangeiro) e phobos (medo). No Brasil, esse conceito também abrange a discriminação entre pessoas do mesmo país com base em sua origem regional, conhecida como xenofobia regional.

No ambiente de trabalho, a xenofobia regional é proibida pela Constituição, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e por leis como a Lei nº 9.029/1995 e a Lei nº 7.716/1989, além de tratados internacionais como a Convenção nº 111 da OIT. A Justiça do Trabalho tem condenado empregadores por permitir ou praticar xenofobia regional, como em casos recentes onde trabalhadores foram discriminados devido à sua origem regional e outras características, como raça.

Essas decisões sublinham a importância de os empregadores garantirem um ambiente de trabalho livre de qualquer forma de discriminação, implementando políticas preventivas e corretivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *